O nível Foundation foi projetado como uma introdução ao ITIL 4 e permite que os candidatos analisem o gerenciamento de serviços de TI por meio de um novo modelo operacional para criação, entrega e melhoria contínua de produtos e serviços habilitados por tecnologia.
O ITIL 4 é a evolução do framework ITIL e baseia-se nos elementos principais do ITIL, além das melhores práticas de TI mais recentes.
O ITIL 4 Foundation é baseado na primeira publicação do ITIL 4, a mais recente evolução das orientações mais adotadas para o IT Service Management (ITSM).
Com a ajuda dos conceitos e terminologia do ITIL 4, discussões em grupo, atividades baseadas em estudo de caso e exemplos incluídos no curso, você terá condições de obter a Certificação de Fundamentos do ITIL 4 da IT Partners, uma organização de treinamento credenciada.
Este curso foi desenvolvido para fornecer aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios do ITIL 4 e mostrar como podem melhorar seu trabalho e o trabalho de sua organização como um todo com a orientação do ITIL 4.
Público-alvo:
Gerentes de TI, equipes de suporte de TI, consultores de TI, gerentes de negócios, donos de processos de negócios, desenvolvedores de TI, fornecedores de serviço e integradores de serviço.
O público-alvo varia de estudantes de TI e de negócios dando seus primeiros passos no gerenciamento de serviços até profissionais experientes, familiarizados com versões anteriores do ITIL e outras fontes de práticas recomendadas do setor.
Pré-requisitos:
Não há pré-requisitos formais. Entretanto, recomenda-se alguma experiência na área de TI.
Certificação se faz necessária?
Sim, todo treinamento deve ser vendido/comercializado com o exame oficial da PeopleCert.
A ITIL 4 é a evolução do framework ITIL e se baseia nos elementos principais do ITIL, além das melhores práticas de TI mais recentes.
Este curso foi desenvolvido para fornecer aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios do ITIL 4 e mostrar como eles podem melhorar seu trabalho e o trabalho de sua organização como um todo com a orientação do ITIL 4.
O objetivo do ITIL 4 Fundamentos é apresentar aos participantes os modernos gerenciamento de serviços habilitados por TI, fornecer-lhes uma compreensão da linguagem comum e conceitos-chave e mostrar como eles podem melhorar seu trabalho e o trabalho de sua organização com as orientações do ITIL 4.
Objetivo do curso:
• Entender os principais conceitos de gerenciamento de serviços e os princípios, conceitos e diversos processos da ITIL®.
• Compreender como a ITIL® pode ajudar uma organização a mehorar o gerencimento de serviços.
• Identificar os benefícios gerados pela adoção da ITIL®.
• Entender as atividades, papéis e relacionamentos entre os processos da ITIL®.
• Compreender as quatro dimensões do gerenciamento de serviços.
• Saber sobre o propósito e os componentes do sistema de valores de serviço ITIL®.
• Conhecer as atividades da cadeia de valor de serviços e como elas se interconectam
• Apreender o propósito e os termos-chave de 18 práticas ITIL®.
• Compreender 7 práticas ITIL®.
• Preparar para o exame de certificação.
Exame de Certificação incluso:
• Este curso somente pode ser adquirido juntamente com o exame de certificação. O curso não é oferecido sem o exame.
Conteúdo Programático:
PRINCIPAIS CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS
• Introdução
o Evolução da ITIL®
o Partes envolvidas
o Esquema de qualificação ITIL® 4
o Gerenciamento de serviços de TI nomundo moderno
o Definição de serviço e produto
o Utilidade e garantia
o Consumidores de serviço
o Gerenciamento de serviço
o Exercícios
• Principais conceitos de gerenciamento de serviços
o Introdução
o Gerenciamento de serviços
o Co-criação de valor e valor
o Organização
o Provedores de serviço
o Outras partes interessadas
o Valor: resultados, custos e riscos
o Resultados
o Custos
o Riscos
o Exercícios
• Principais conceitos de relacionamentos de serviço
o Ofertas de serviço
o Relações de serviços
o O modelo de relacionamento de serviços
o Exercícios
COMO OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ITIL® PODEM AJUDAR UMA ORGANIZAÇÃO A ADOTAR E ADAPTAR O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS
• A natureza, uso e interação do princípio orientador
o Os princípios orientadores da ITIL®
o Exercícios
• O uso dos princípios orientadores
o Foco no valor
o Foco no valor – aplicando o princípio
o Comece onde você está
o Comece onde você está – aplicando o princípio
o Progresso iterativo com feedback
o Progresso iterativo com feedback – aplicando o princípio
o Colabore e promova a visibilidade
o Colabore e promova a visibilidade – aplicando o princípio
o Pense e trabalhe holisticamente
o Pense e trabalhe holisticamente – aplicando o princípio
o Mantenha-o simples e prático
o Mantenha-o simples e prático – aplicando o princípio
o Otimize e automatize
o Otimize e automatize – aplicando o princípio
o Exercícios
o Revisão
AS QUATRO DIMENSÕES DO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS
• As quatro dimensões do gerenciamento de serviços
o Organizações e pessoas
o Informação e tecnologia
o Parceiros e fornecedores
o Fluxos e processos de valor
o Fluxos de valor para gerenciamento de serviços
o Processos
o Exercícios
O PROPÓSITO E OS COMPONENTES DO SISTEMA DE VALORES DE SERVIÇO DA ITIL®
• O sistema de valores de serviço da ITIL®
o O sistema de valores de serviço da ITIL®
o Visão geral do sistema de valor de serviço (SVS)
o Exercícios
AS ATIVIDADES DA CADEIA DE VALOR DO SERVIÇO E COMO ELAS SE INTERCONECTAM
• A natureza interconectada da cadeia de valor de serviço e como isso suporta fluxos de valor
o Cadeia de valor de serviço
o Cadeia de valor de serviço – Plano
o Cadeia de valor de serviço – Melhoria
o Cadeia de valor de serviço – Engajar/Engajamento
o Cadeia de valor de serviço – Desenho e transição
o Cadeia de valor de serviço – Obter/construir
o Cadeia de valor de serviço – Entrega e suporte
o Exercícios
O OBJETIVO E OS TERMOS-CHAVE DAS PRÁTICAS DA ITIL®
• Gerenciamento de segurança da informação
• Gerenciamento de relacionamento
• Gerenciamento de fornecedores
• Gerenciamento de Disponibilidade
• Gerenciamento de capacidade e desempenho
• Gerenciamento de ativos de TI
• Gerenciamento de continuidade de serviço
• Gerenciamento de eventos e monitoramento
• Gerenciamento de liberação
• Gerenciamento de configuração de serviço
• Gerenciamento de implantação
• Melhoria contínua
• Controle de mudança
• Gerenciamento de incidentes
• Gerenciamento de problemas
• Gerenciamento de requisições de serviço
• Central de serviço
• Gerenciamento de nível de serviço
Slides apresentados nos módulos (disponível para download em PDF).
9 Simulados do Exame - em português
Gravação do curso - disponível para revisão - por 90 dias.
ITIL® é uma marca registrada da AXELOS Limited, usada sob permissão da AXELOS Limited. Todos os direitos reservados.
Resultado esperado
Profissional preparado para a Certificação de ITIL4 Foundation.
Formato do curso
Aula Online ao vivo
As aulas serão ao vivo na plataforma de web conferência zoom teste antes: clique aqui. A transmissão ao vivo permite ao aluno interagir com o professor e a sala de aula por meio de perguntas via chat e microfone. Em caso da possibilidade de não participar da aula ao vivo, a gravação será disponibilizada para acesso posterior do aluno.. O instrutor conduzirá a aula ao vivo apresentando slides e exercícios, assim como é em um curso tradicional. Serão realizados exercícios, quiz e simulados durante as aulas.
O aluno deverá comparecer no mínimo a 75% das aulas no horário agendado para que possa receber o Comprovante de participação no curso
Informações para inscrição
Entre em contato conosco: do Tel.: 11 5102-3830.
Ou através do e-mail: [email protected]
Início | Término | + Info | |
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27 de janeiro de 2025 | 30 de janeiro de 2025 |
16 horas Virtual - Noturno |
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24 de fevereiro de 2025 | 27 de fevereiro de 2025 |
16 horas Virtual - Noturno |
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