Blog

WEBINAR DA AXELOS: PRINCE2® X PMBOK® GUIDE. UMA PROPOSTA INTELIGENTE.
Categorias: Projetos Ágeis ; Publicado em 22/01/2016

Apresentado para a Axelos, por Klas Skogman, este webinar destaca as semelhanças e diferenças em os padrões mais difundidos e adotados e as melhores práticas no mundo do gerenciamento de projetos:  o Guia PMBOK® e PRINCE2®. De quebra, discorre também sobre as semelhanças com o ISO® 21500: 2012 (ISO 21500).

A sessão examina como gerentes de projeto pode usar as abordagens complementares para obter o máximo benefício de cada um.

ESCRITÓRIO DO CIO X GOVERNANÇA DE TI
Categorias: Governaça ; Publicado em 14/01/2016

Publicado no Slideshare

Mais um buzzwordEscritório do CIO... Ou um ponto focal para sair do operacional, do imediatismo, da apagação de incêndio e contar menos com a sorte? É a mesma coisa que Governança de TI, não é? Fizemos diversos projetos que deram excelentes resultados, mas para que dessem certo, tiveram a participação efetiva do CIO que muitas vezes "comprou a briga" que uma iniciativa dessas precisa. Um racional sobre o assunto nessa apresentação, com alguns desses projetos listados no final.

PALESTRA SOBRE A FORMAÇÃO PRINCE2®
Categorias: Projetos Ágeis ; Publicado em 11/01/2016

Palestra sobre a metodologia PRINCE2 e seus diversos cursos

Maiores informações: treinamento@itpartners.com.br

PMP OU PRINCE2 ?
Categorias: Projetos Ágeis ; Publicado em 22/12/2015

Parece briga de torcida. Qual o curso, qual a formação devo escolher? PRINCE2 ou PMP? Para começar as abordagens são diferentes:

PMP é a pessoa certificada em PMBOK, ou no Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), é um guia de conhecimentos para o gerenciamento de projetos. O PMBOK Guide é de propriedade do PMI (Project Management Insitute) e sua primeira edição foi lançada no ano de 1996.

undefined

O Project IN Controlled Enviroment (PRINCE2), criado em 1989, é um método de gerenciamento de projetos não-proprietário genérico, a ponto de poder ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização ou cultura. Isso é possível porque o PRINCE2 isola o gerenciamento do projeto (ex.: aspectos ligados ao escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, benefícios, tolerâncias, etc.) das contribuições especializadas (o esforço para realizar o produto, ex: design, construção, etc.). Assim, os métodos de produção dos aspectos especializados são facilmente integrados. De quebra, PRINCE2 é uma marca registrada da Axelos, a mesma instituição que detém a marca do ITIL. É bastante difundido na Europa e na Ásia e está começando a ser utilizado, de forma mais expressiva, aqui no Brasil.

A diferença básica: O PMBOK Guide é uma base de conhecimentos e boas práticas de gerenciamento de projetos, com 47 processos. O PRINCE2 é uma abordagem estruturada, com 8 processos, papéis e responsabilidades bem definidos, que orienta o gerente e o time na condução do projeto.

O PMBOK Guide mostra “o que” é necessário fazer - é bastante extenso, enquanto o PRINCE2 mostra “como” fazer. 

Difícil enfrentar o estigma do PMI no Brasil, onde dezenas de pessoas tiram a certificação PMP e depois não tem onde usar. Como a área de TI normalmente enfrenta projetos curtos, onde tudo é para ontem, o PRINCE2 seria uma opção bem mais ágil. Por isso, vale à pena aprender o método, até pela carência de profissionais habilitados com experiênciapara gerenciar projetos no Brasil.

Cesar Monteiro

PALESTRA SOBRE A FORMAÇÃO COBIT® 5
Categorias: Governaça ; Publicado em 21/12/2015

Palestra sobre a Formação COBIT 5 e seus diversos cursos, feita em dezembro de 2015.

Maiores informações: treinamento@itpartners.com.br